ANIPA

Quem é a ANIPA

A Associação Nacional Independente dos Participantes e Assistidos da FUNCEFE - ANIPA é uma entidade independente, apartidária e sem fins lucrativos, que tem por finalidade a representação administrativa e judicial dos interesses coletivos, direitos e benefícios do universo de participantes e assistidos dos planos de benefícios REG/REPLAN SALDADO, REB e NOVO PLANO.

Somos uma resposta ao vácuo de representatividade ao qual fomos lançados nos últimos anos, mais especificamente de 2003 até nossos dias, em que vimos nossas demandas de defesa dos direitos junto à FUNCEF serem preteridas por todas as entidades que representavam os anseios dos economiários, em nome de outros interesses.

A ANIPA é uma entidade de administração enxuta e focada, que conta com o voluntariado de seus diretores, conselheiros e de associados que se dispõem a contribuir com seu tempo, experiência e trabalho a serviço dos associados e na promoção dos direitos de participantes e assistidos pelo estudo permanente dos balanços da FUNCEF, seus resultados, avaliação e análise contínua dos investimentos e o contexto legal, político e econômico do segmento de previdência complementar.  A política de contratação de prestadores de serviços é a de, pontualmente ou por tempo determinado, ter sob contrato, profissionais habilitados, para a melhor estratégia e abordagem das questões ajuizadas em nosso favor. Conforme previsto no Estatuto, a ANIPA não contrata ou estabelece qualquer relação comercial ou de prestação de serviços com seus associados ou com empresas direta ou indiretamente relacionadas a esses.

Representamos assistidos – aposentados e pensionistas -, e colegas que estão na ativa, ainda em fase de constituição da reserva matemática, garantia do benefício a ser pago na aposentaria. Temos também como propósito a união dos colegas aposentados e dos que estão em atividade, no sentido de promover a fiscalização da gestão da FUNCEF e nos antecipar para reverter tendências ou resultados que firam a dignidade e a segurança da nossa aposentadoria.

PROPOSTAS DE TRABALHO

Representar nossos associados perante a Fundação, a Patrocinadora, os órgãos de controle e de regulamentação.
Ajuizar, em regime de representação ou substituição, ações em defesa dos interesses coletivos dos associados.
Fornecer aos associados orientações gerais de natureza jurídica, econômico-financeira e atuarial sobre aspectos e questões de interesse coletivo.
Promover a divulgação de informações, a mobilização do quadro social e adotar medidas administrativas e judiciais necessárias à preservação da integridade dos planos de benefícios e à transparência na gestão.
Lutar por uma gestão profissional, sem ingerência política, com critérios baseados na capacitação e no mérito para o provimento dos cargos na Fundação.
Manter intercâmbio com entidades congêneres, acerca de assuntos pertinentes às finalidades e aos interesses comuns dos associados.