NOTÍCIAS

Perguntas e Respostas da AÇÃO DA TÁBUA ATUARIAL

03/09/2020 | 14:45 Leia e esclareça suas dúvidas

AÇÃO DA “TÁBUA BIOMÉTRICA”

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Em que consiste?
A ação, que acabou sendo conhecida como “Revisional das tábuas FUNCEF”, objetiva compelir a Caixa a aportar recursos em favor da FUNCEF, uma vez que, segundo a tese defendida, o custo para adaptação dos planos REG-REPLAN e REB às premissas atuariais aplicáveis acabou sendo suportado com recursos do próprio fundo de pensão, muito embora fosse da Caixa essa responsabilidade.
Nessa Ação a Associação demonstrará que recursos bilionários pagos pela Caixa à FUNCEF, para honrar dívidas anteriores da patrocinadora junto ao fundo de pensão, acabaram sendo indevidamente destinados ao pagamento de todas as despesas necessárias às adaptações dos planos previdenciários (saldamento inclusive). Em outras palavras, foram recursos do fundo — que eram de propriedade dos participantes — é que custearam todas essas despesas, o que se mostra ilícito à luz da legislação previdenciária e civil vigente.
Mas o que está sendo pedido neste processo coletivo?
A associação pede, no processo, a condenação da Caixa ao pagamento dos aportes necessários às despesas escrituradas a partir do início da década de 2000, relacionadas às “adaptações” dos planos previdenciários (retirada dos limites etários, atualizações de tábuas biométricas etc.), uma vez que os recursos utilizados para tanto saíram, praticamente todos, de valores confessadamente pagos pela Caixa em razão de dívidas desta em favor da FUNCEF, e que, por lógica, não poderiam retornar à própria Caixa, pelo que deveriam ser revertidos em favor dos participantes.
Caso o Juiz da causa acolha este pedido, a consequência será o aumento das reservas matemáticas do REG-REPLAN (saldado e não saldado), com consequente revisão das obrigações passadas, presentes e futuras dos participantes do plano (i.e., dos valores de equacionamento), e possível devolução de diferenças de parcelas de equacionamento já pagas pelo participante, corrigidas e acrescidas de juros.
Para o pessoal do REB, a consequência disso será a revisão do saldo de conta individual, quando da migração do REG-REPLAN para o REB, e, para os já aposentados, a revisão do benefício inicial, com possível pagamento de diferenças atrasadas, corrigidas e acrescidas de juros.

2. A Associação ajuizará uma “ação coletiva” ou uma “ação civil pública”?
Por deliberação interna, a Associação definiu que irá manejar a ação coletiva como uma Ação Civil Pública.

3. Com relação aos planos FUNCEF, quem participa?
Participa da ação coletiva (“ação civil pública”) o associado até a data da ação, pertencente ao REG-REPLAN (saldado), ativo ou aposentado; ou o pertencente ao REB, desde que migrado do REG-REPLAN.
Quem já entrou na Caixa/FUNCEF pelo REB ou pelo Novo Plano (concursados de 1998 em diante) não tem “interesse jurídico” e, portanto, não participa da ação.

4. Todos os participantes da FUNCEF serão substituídos (contemplados) na ação civil pública, mesmo aqueles que não sejam filiados à Associação”?
Não. Na ação civil pública, serão contemplados apenas os filiados à Associação até a data do ajuizamento da ação.

5. A ação coletiva será promovida contra a Caixa e a FUNCEF?
Embora os pedidos de condenação sejam dirigidos apenas contra a Caixa, não é possível, processualmente falando, deixar de incluir a FUNCEF no processo, por se tratar de relação previdenciária. A FUNCEF será instada a realizar os cálculos devidos, fornecer as informações necessárias, atualizar valores de benefício e de equacionamento, entre outros.

6. Será requerida “liminar” neste processo?
A causa é extremamente complexa, o que praticamente elimina as chances de concessão de uma tutela antecipada inaudita altera parte (“decisão rápida” já no início da causa coletiva).
Contudo, a Associação entende que, sendo acolhida a causa pelo Juiz, nada impedirá que a tutela antecipada seja concedida já com a sentença, no 1º grau de jurisdição, de modo a que a decisão judicial já valha de imediato, sem precisar aguardar todos os recursos judiciais que serão interpostos. Isso será expressamente requerido, desde a primeira petição no processo.

7. Quanto tempo demorará o processo?
É impossível saber, hoje. O que podemos dizer é que o processo, atualmente, é eletrônico, e isso diminui em muitos anos o tempo de processamento das causas. Mas certamente o assunto será debatido por alguns anos nos Tribunais, antes do resultado definitivo.

8. Essa ação civil pública objetiva a que a Caixa pague toda a sua “dívida histórica” e todos os seus compromissos previdenciais inadimplidos, em favor de toda a coletividade de participantes da FUNCEF?

Não. No processo coletivo, a Associação objetiva a condenação da Caixa aos aportes relativos às tábuas atuariais, e outras utilizações indevidas de recursos pertencentes às reservas dos planos, no processo do saldamento. No entanto, certamente há outras “dividas” e outros aspectos que não serão abordados na ação.
Por Lei, uma ação coletiva de associação só pode ser promovida em favor dos associados.

9. Será formulado pedido de indenização por danos morais coletivos e/ou individuais?
Não. A assessoria jurídica da Associação, neste processo coletivo, entende não haver título para um pedido de indenização por danos morais - o que pode, ao menos em tese, a depender das circunstâncias muito peculiares do participante, ser ventilado em uma ação individual. A Associação desde logo adianta que não promoverá ações individuais nesse sentido.

10. Se a Associação perder a causa, a Associação terá que pagar alguma coisa? Eu, associado, terei que pagar alguma coisa?
Não. Conforme jurisprudência do STJ, as associações que agem de boa-fé (como neste caso) são isentas quanto ao pagamento de custas, honorários e demais despesas processuais, ainda que percam o processo.
Se os Juízes das primeiras instâncias divergirem deste entendimento, será plenamente possível o questionamento perante o próprio STJ, pois a matéria está “pacificada”, conforme o jargão jurídico.
O associado tampouco terá algum custo com esta ação coletiva em caso de insucesso.

11. Em caso de vitória, eu terei que pagar honorários para o advogado da causa?
Não. Para esta ação coletiva, o advogado foi contratado mediante o pagamento de uma parcela de honorários iniciais (de responsabilidade da Associação), e ele aceitou ser remunerado apenas pela “sucumbência” em caso de êxito — isto é, pelos honorários arbitrados pelo Juiz na hipótese de vitória, que serão pagos pela Caixa e, não, pela Associação e/ou seus associados.

12. Eu já ajuizei essa ação individualmente, com outro advogado. Posso participar da ação civil pública?
Caso não seja peticionada a suspensão na ação individual nos 30 dias seguintes ao ajuizamento da ação coletiva, o associado estará, por Lei, automaticamente excluído da ação coletiva.

13. Eu não ajuizei essa ação individualmente, mas não quero participar da ação coletiva. Preciso fazer alguma coisa?
Ainda que a pessoa não tenha acionado individualmente a causa, mas não deseje participar da ação coletiva, nada precisará ser feito: basta que ela, no futuro, não demonstre interesse em executar a causa (caso a ação seja procedente, o que confiamos).
Contudo, caso assim se interesse, basta que o associado encaminhe um e-mail para a Associação, que esta providenciará de imediato o peticionamento no sentido de que seja excluído expressamente o associado da ação coletiva a ser proposta.

14. Eu participo de outra Associação que já ajuizou ou irá ajuizar esse mesmo processo coletivo. Teria que pedir a exclusão em algum destes processos?
Não. Nada precisará ser feito. Só não será possível, evidentemente, que a pessoa promova a execução nos dois processos, caso sejam procedentes, pois isto será comportamento de má-fé - e poderá sujeitar a pessoa, inclusive, ao pagamento de pesados encargos.

15. Se a Associação perder a ação coletiva, isso me prejudica, juridicamente falando?

Não. A ação coletiva julgada improcedente não prejudica o acionamento individual futuro, conforme a legislação (vide resposta à questão 13).

16. Remanescendo dúvidas, encaminhe sua pergunta pelo e-mail juridico@anipa.com.br
A ANIPA se coloca à disposição de seus associados.


ASSESSORIA JURÍDICA:
FERREIRA BORGES advogados associados

compartilhe essa notícia!

Outras notícias

Resultados FUNCEF 1° trimestre 2021

16/06/2021 | 12:45   Ontem (15 de junho de 2021) a FUNCEF apresentou os resultados do 1° trimestre de 2021  > LEIA MAIS

Edital Assembleia Geral Extraordinária 003/2021

18/06/2021 | 14:42   A assembleia ocorrerá entre os dias 05 e 07/07. Participe!  > LEIA MAIS

Entidades Representativas reúnem-se com novo Presidente e Diretores indicados da FUNCEF

07/06/2021 | 09:32   No último dia 04, foi realizada uma reunião virtual com representantes das entidades: FENACEF, FENAG, ANIPA, ADVOCEF, AUDICAIXA, UNEICEF, ANEAC, SINPREV,APCEF/PR e a diretoria da FUNCEF  > LEIA MAIS

CAIXA substitui presidente e dois diretores da FUNCEF

13/05/2021 | 10:02   O presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, substitui os três indicados pela instituição financeira, na direção executiva da FUNCEF.  > LEIA MAIS

Nota da Diretoria Jurídica sobre o FGTS (atualização)

10/05/2021 | 17:45   Parecer atualizado da Diretoria Jurídica sobre a ação do FGTS  > LEIA MAIS

Informações sobre o FGTS

06/05/2021 | 17:54   Parecer da diretoria Jurídica da ANIPA sobre a ação do FGTS  > LEIA MAIS

Posse da nova diretoria da ANIPA

06/05/2021 | 15:53   No último dia 04 de Maio, em cerimônia virtual, devido à pandemia, demos posse aos diretores e conselheiros eleitos da ANIPA.  > LEIA MAIS

Mensagem de Encerramento da Gestão 2018-2021

06/05/2021 | 10:14   Mensagem da nossa Diretora Presidente (gestão 2018-2021) Vania Lacerda  > LEIA MAIS

Convite para posse da nova diretoria

04/05/2021 | 09:58   A ANIPA convida você para a posse da nova diretoria - link reunião disponível.  > LEIA MAIS

Proclamação do resultado das eleições 2021

28/04/2021 | 15:26     > LEIA MAIS

Resultado Eleições 2021

23/04/2021 | 17:03   Prazo para impugnação do resultado encerra dia 27/04/2021.   > LEIA MAIS

Eleições ANIPA - Assembleia Geral Ordinária, Edital 002/2021, aberta!

19/04/2021 | 14:28   Está aberto o período de votação conforme previsto em nosso Edital 002/201.  > LEIA MAIS

O fórum da ANIPA está aberto!

13/04/2021 | 15:02   De 13 a 17/04/2021 você poderá comentar as propostas da próxima assembleia, edital 002/2021. Participe!  > LEIA MAIS

Conheça os candidatos ao Conselho Fiscal da ANIPA

12/04/2021 | 11:11   Conheça os candidatos ao Conselho Fiscal da ANIPA. Votação entre os dias 19 e 22 de abril.  > LEIA MAIS

Conheça os candidatos a Diretor e Vice-diretor Técnico da ANIPA

09/04/2021 | 11:05   Conheça os candidatos a Diretor e Vice-diretor Técnico da ANIPA. Votação entre os dias 19 e 22 de abril.  > LEIA MAIS

Conheça os candidatos a Diretor e Vice-diretor Jurídico da ANIPA

09/04/2021 | 11:00   Conheça os candidatos a Diretor e Vice-diretor Jurídico da ANIPA. Votação entre os dias 19 e 22 de abril.  > LEIA MAIS

Conheça os candidatos a Diretor e Vice-diretor Financeiro da ANIPA

09/04/2021 | 10:51   Conheça os candidatos a Diretor e Vice-diretor Financeiro da ANIPA. Votação entre os dias 19 e 22 de abril.  > LEIA MAIS

Conheça as candidatas à Diretora e Vice-diretora de Comunicação da ANIPA

08/04/2021 | 15:24   Conheça as candidatas à Diretora e Vice-diretora de Comunicação da ANIPA. Votação entre os dias 19 e 22 de abril.  > LEIA MAIS

Conheça os candidatos à Presidência e Vice-presidência da ANIPA

06/04/2021 | 10:57   Conheça os candidatos à Presidência e Vice-presidência da ANIPA. Votação entre os dias 19 e 22 de abril.  > LEIA MAIS

Candidatos Diretoria Executiva: Chapa ANIPA FORTE

05/04/2021 | 14:23   Conheça os currículos dos candidatos à Diretoria Executiva da ANIPA. Votação entre os dias 19 e 22 de abril.  > LEIA MAIS

Inscrições recebidas para o processo eleitoral 2021

30/03/2021 | 16:28   Divulgamos as inscrições recebidas para o processo eleitoral de 2021.  > LEIA MAIS

Ações da Vale puxam desempenho da FUNCEF

25/03/2021 | 14:46   Os investimentos da Funcef em Vale garantiram ao fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal uma rentabilidade significativamente superior à meta atuarial no ano passado  > LEIA MAIS

O que sabemos sobre a INVEPAR?

09/03/2021 | 09:17   Nos últimos dias temos ouvido falar muito sobre a INVEPAR. Segue um resumo sobre a situação.  > LEIA MAIS

Assembleia Geral Ordinária, Edital 002/2021

17/02/2021 | 09:00   Edital 002/2021 da Assembleia Geral Ordinária publicado.  > LEIA MAIS

Assembleia Geral Extraordinária, Edital 001/2021, aberta!

22/01/2021 | 09:00   A Assembleia Geral Extraordinária, Edital 001/2021, está aberta. Participe!  > LEIA MAIS

Edital AGE 001/2021

07/01/2021 | 10:59   Atenção: Edital de Convocação para ASSEMBLEIA  > LEIA MAIS

De todos nós da Anipa, votos de um ótimo Natal e 2021 de vitórias.

16/12/2020 | 16:07   Assista ao vídeo  > LEIA MAIS

Ação coletiva declaratória do Saúde Caixa

13/11/2020 | 14:41   No dia 11/11/2020, a ANIPA ajuizou em nome de seus associados a ação coletiva  > LEIA MAIS

Ações Judiciais que a ANIPA está promovendo

08/11/2020 | 19:21   Fique por dentro das ações judiciais em andamento na ANIPA.  > LEIA MAIS

Nota Técnica - Ação Coletiva Tábua Biométrica

11/09/2020 | 15:43   Nota Técnica Jurídica - Ação Coletiva Tábua Biométrica disponível.   > LEIA MAIS

Ação Judicial Mulheres admitidas até 18/06/1979

08/09/2020 | 15:43   ANIPA está efetuando o levantamento das associadas que se enquadrem nas condições previstas para a Ação Judicial  > LEIA MAIS

Resposta DIPAR

17/07/2020 | 19:11   A resposta da DIPAR, logo abaixo é bastante detalhada e abrangente. Ressaltamos 3 pontos dessa resposta:   > LEIA MAIS

Ofício encaminhado à DIPAR

17/07/2020 | 18:09   Damos conhecimento aos associados de Oficio encaminhado por esta entidade à DIPAR - Diretoria de Participações Societárias e Imobliarias, a respeito da venda de imóvel de propriedade da Funcef  > LEIA MAIS

Comunicado

13/07/2020 | 12:35   Esclarecimento da ANIPA sobre mensagens de celular enviadas pelo Escritório Ervedosa & Ervedosa.   > LEIA MAIS

Ação Civil Pública ajuizada

14/05/2020 | 14:42   Informação importante!  > LEIA MAIS

Em defesa do Estatuto

04/05/2020 | 13:54   O que está acontecendo, e o que estamos fazendo para proteger os participantes/assistidos? Leiam a opinião da nossa DIRETORA PRESIDENTE VANIA LACERDA  > LEIA MAIS

Entidades Representativas Empregados Caixa em Defesa da FUNCEF - Art.24 da Lei Complementar 109/2001

29/04/2020 | 14:04   Encaminhamento de ofício à FUNCEF, assinado por várias ENTIDADES REPRESENTATIVAS, entre elas a ANIPA  > LEIA MAIS

Nota de falecimento

16/04/2020 | 12:02   Com pesar, a ANIPA comunica o falecimento da colega e fundadora dessa associação Srª Lia Beatriz Menezes.  > LEIA MAIS

Votação da AGE, Edital 001/2020, já está aberta. Vote!

14/04/2020 | 10:12     > LEIA MAIS

Fórum de discussão AGE, Edital 001/2020, está aberto!

07/04/2020 | 11:29   Acesse a Área do Associado e participe!  > LEIA MAIS

COVID-19 - ANIPA propõe medidas emergenciais

30/03/2020 | 15:49   ANIPA envia ofício ao presidente da FUNCEF propondo medidas de mitigação dos problemas gerados pela pandemia  > LEIA MAIS

Assembleia Geral Extraordinária, Edital 001/2020

27/03/2020 | 12:56   ANIPA convoca Assembleia Geral Extraordinária, Edital 001/2020  > LEIA MAIS

Revisão da Vida Toda - INSS

15/02/2020 | 23:10   Revisão da vida toda no cálculo da aposentadoria paga pelo INSS  > LEIA MAIS

Manifestação pelo quórum qualificado

31/01/2020 | 15:32   Os participantes e assistidos da FUNCEF realizaram em 30/01/2020 manifestação em Brasília.  > LEIA MAIS

Manifesto aos participantes da FUNCEF e público em geral

20/12/2019 | 11:15   A ANIPA assina manisfesto de repúdio à tentativa de alteração do Estatuto sem respeitar o quórum qualificado previsto no próprio Estatuto.  > LEIA MAIS

Corremos algum risco em responder à pesquisa da FUNCEF?

14/10/2019 | 11:36   Parecer dos advogados  > LEIA MAIS

Posição da ANIPA - Aporte sobre o 13º salário

14/10/2019 | 11:28   Aporte sobre o 13º salário  > LEIA MAIS

Ofício ANIPA ao Presidente do CD da FUNCEF

28/08/2019 | 17:29   OF ANIPA 001/2019 - Porto Alegre, 15 de agosto de 2019  > LEIA MAIS

ANIPA se manifesta contra o Voto de Qualidade

28/05/2019 | 14:06   Presidente do conselho Deliberativo da FUNCEF usa Voto de Qualidade   > LEIA MAIS

Isenção de Imposto de Renda nas Aposentadorias e Pensões de Portadores de Doenças Graves

27/02/2020 | 11:00h     > LEIA MAIS

Diretoria Executiva e associados se reúnem em SP

20/02/2019 | 18:41   O encontro ocorreu na última sexta-feira, 15/02, em São Paulo/SP.  > LEIA MAIS

ANIPA propõe Ações Civis Públicas Estaduais

17/10/2018 | 15:30   Conheça as medidas da ANIPA nessa transição de Ações Plúrimas para ACPs Estaduais.  > LEIA MAIS

A Revisão Estatutária

10/05/2018 | 11:57   Conheça a posição da ANIPA sobre a revisão do Estatuto da FUNCEF.  > LEIA MAIS

Operação Greenfield: ANIPA requer habilitação em ação penal

08/12/2017 | 16:49   ANIPA pede admissão como assistente de acusação da Operação Greenfield e, assim, sob sigilo profissional, ter acesso a fatos e dados e documentos para a defesa jurídica de seus associados.   > LEIA MAIS

Conheça a petição da Ação do Contencioso

06/12/2017 | 15:27   Conheça o inteiro teor da petição inicial da ação da ANIPA para que a CAIXA assuma o pagamento do Contencioso Judicial.   > LEIA MAIS

Proposta de Regimento Eleitoral da ANIPA em debate

05/12/2017 | 13:16   Discussão da proposta será realizada na área interna do site da ANIPA, exclusiva de seus associados.   > LEIA MAIS

Ação do Contencioso Trabalhista está ajuizada

30/11/2017 | 10:46   A ANIPA, no dia 28/11, ajuizou, em Brasília, a ação que busca responsabilizar exclusivamente a CAIXA pelo pagamento do Contencioso.  > LEIA MAIS

ANIPA divulga vídeos no Youtube

21/11/2017 | 16:10   No nosso canal no Youtube, estão disponíveis os vídeos do I Encontro Nacional da ANIPA e, no site, na área exclusiva dos associados, estão publicados documentos, apresentações e fotos do evento.  > LEIA MAIS

IRPF sobre contribuição extraordinária: ANIPA não ajuizará ação coletiva.

31/10/2017 | 17:46   ANIPA divulga nota com base em parecer de advogado tributarista. As ações devem ser INDIVIDUAIS e PROPOSTAS por CADA PARTICIPANTE, com advogado, preferencialmente, da área tributária.  > LEIA MAIS

Participantes requerem acesso irrestrito ao relatório da ACCENTURE

26/10/2017 | 13:27   ANIPA formaliza pedido de acesso, conforme deliberado no I Encontro Nacional da ANIPA  > LEIA MAIS

Contencioso: FUNCEF promete mais informações

13/09/2017 | 16:29   Conheça a resposta da Fundação ao requerimento das Entidades Parceiras acerca da estrutura da Gerência Jurídica e sobre o Contencioso Judicial   > LEIA MAIS

ANIPA publica Atas da FUNCEF

25/05/2017 | 17:23   Estão disponíveis mais de 920 atas da Diretoria e dos Conselhos, desde 2003.  > LEIA MAIS

Mito ou desculpa

01/02/2016 | 10:03   A comparação de rentabilidades entre o Novo Plano e os Fundos e Planos PGBL comercializados nas agências da Caixa.   > LEIA MAIS

Decisão no TRF1 cassa liminar da ANIPA

29/09/2016 | 14:23   Ao final do dia 27-09-2016 o Sr. Desembargador Relator do Agravo de Instrumento n. 0041316-66.2016 4 01 0000, que tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1 (Brasília/DF) restabeleceu o   > LEIA MAIS

Diretor esclarece liminar que impede desconto dos associados

14/06/2016 | 08:06   Processo da ANIPA que tramita na 1ª Vara Federal de Brasília pede suspensão da cobrança de déficit pela FUNCEF.  > LEIA MAIS

ANIPA ajuíza primeira Ação Civil Pública

07/06/2016 | 08:31   Medida pede, entre outros, a sustação do desconto realizado pela Funcef  > LEIA MAIS

Por quem os cães ladram?

28/09/2015 | 08:44   Em debate a ética na gestão da Funcef.  > LEIA MAIS

Proposta indecente

28/09/2015 | 08:33   Apesar das negativas, a história parece nos mostrar que há trânsito e ingerência política na FUNCEF.  > LEIA MAIS

Belo Monte ... de dúvidas

24/03/2015 | 15:42     > LEIA MAIS